O projecto Mulheres Valentes surgiu como grupo no dia 19 de Março de 2009 quando um conjunto de mulheres de várias denominações nomeadamente Neia Zacarias, Justina Munjenje, Mayca Zau, Margarida Savity, Suzena Gaspar, Ester Quessongo, Zuleica Elavoco e Neide Lopes saiam para orar juntas no monte.
A ideia de ir além sempre foi um desejo e por isso não houve limites. “Não nos bastamos com as com as vigílias simplesmente, decidimos criar oficialmente um grupo, que não realizasse apenas esse tipo de encontros, mas outros eventos que congregaria mulheres com o objectivo de incentivar outras mulheres a buscar a Deus a se comprometerem verdadeiramente com ELE”. Mas a visão surgiu em 2006 na ETED (Escola de Treinamento e Discipulado).
Temos membros de cinco dominações, IECA, ADP, CARISMA, ADP MONTE SINAI, METODISTA UNMIDA e IEIA. A nossa relação com as igrejas é boa, pois nosso o alvo é resgatar mulheres do mundo e encaminhá-las a uma igreja de sua preferência.
A ideia do projecto mulheres surgiu para discipular e evangelizar mulheres a se tornarem exemplos ou modelos em Cristo para outras mulheres, e que através de JESUS fazer com que as mulheres ímpias desejem andar na presença de Deus e servir a Deus.
Entendemos que as mulheres cristãs devem firmar o seu compromisso com Cristo, dedicando suas vidas a serviço do Senhor.
Quando o grupo começou, apenas mulheres é quem pregavam e faziam tudo para gloria de Deus nos nossos encontros. Desde aqueles primeiros dias nada mais foi igual, tudo foi se tornando mais forte até acordadas as ideias vinham. Passou de um sonho e ficou a convicção de que na verdade era realmente Deus falando assim como podemos ver hoje.
“Acreditamos que o projecto mulheres valentes é o sonho do coração de Deus sendo realizado através de grandes mulheres incansáveis que dão a Deus o seu melhor”.
Não importa quem sonhou, mas quem abraçou, obedeceu e realizou o Sonho de Deus. Todas valentes sonharam por isso estamos aqui para honra e glória de Deus. O nome do grupo teve origem na Bíblia no livro de Juízes, baseada na história de Débora, a mulher que julgava o povo de Israel naquela época. Ela foi levantada por Deus para livrar o seu povo da opressão do inimigo. Débora era uma mulher Valente, dai surgiu o nome Mulheres Valentes.