Princípio das Primícias

Texto: Ev.Ailton Silva

Portanto tu guardarás este estatuto a seu tempo, de ano em ano. Também acontecerá que, quando o Senhor te houver introduzido na terra dos cananeus, como jurou a ti e a teus pais, quando ta houver dado, separarás para o Senhor tudo o que abrir a madre e todo o primogénito dos animais que tiveres; os machos serão do Senhor. Porém, todo o primogénito da jumenta resgatarás com um cordeiro; e se o não resgatares, cortar-lhe-ás a cabeça; mas todo o primogénito do homem, entre teus filhos, resgatarás. E quando teu filho te perguntar no futuro, dizendo: Que é isto? Dir-lhe-ás: O Senhor nos tirou com mão forte do Egito, da casa da servidão. Êxodo 13:10-15
 
O extracto da bíblia acima menciona três coisas importantes sobre as primícias: O que são primícias, como deve ser dado e porque deve ser dado.

O que são as primícias?

As primícias são a primeira parte de tudo aquilo que abre a madre, que enquadrando hoje na linguagem e vida de hoje é a primeira parte de todos os rendimentos que sai das nossas  mãos. É a honra prestada a Deus de tudo aquilo que recebemos.
E as primícias de todos os primeiros frutos de tudo, e toda a oblação de tudo, de todas as vossas oblações, serão dos sacerdotes; também as primeiras das vossas massas dareis ao sacerdote, para que faça repousar a bênção sobre a tua casa. Ezequiel 44:30

Como deve ser dado?

Antes de qualquer coisa, deve  se dar a primazia ao Senhor nosso Deus, porque ele não recebe sobras, logo é importante termos Deus como sendo o dono de tudo e o nosso supridor,  devemos sempre ter em mente, que tudo aquilo que sair da nossa mão proveniente dos nossos rendimentos, as primícias são a primeira de todas.

Porque deve ser dado?

Como símbolo de gratidão a Deus por ter nos livrado da condenação das trevas, de nos ter feitos herdeiros com Cristo seu filho, as primícias é um plano de Deus e Ele institui logo após a saída do Egipto, como um instituição perpétua, fazendo lembrar o povo da sua libertação da escravatura.
Para nos proteger da ganâncias e sempre nos levar a reverenciar o senhor com as nossas sementes, e nossos bens.
 
Honra ao Senhor com os teus bens, e com a primeira parte de todos os teus ganhos; Provérbios 3:9
 

Dízimo

Muitos cristãos afirmam que estamos na nova aliança e que a antiga aliança não é mais importante, mas se enganam porque o antigo testamento estabelece a regra e os princípios da nova aliança. As primícias não é compreendida corretamente e muitos cristãos hoje acreditam que ela deixou de existir atendendo o facto de pertencerem a lei, mas quando estudamos a bíblia vamos perceber que as primícias e o dízimo sempre andaram juntos, e que no novo testamento o dízimo prevaleceu usando as mesmas regras das primícias.
 
E em muitos caso é uma irresponsabilidade afirmar que o dízimo não tem validade bíblica hoje. E para refutar isto é simples apenas precisamos compreender qual foi a razão do dízimo no antigo testamento. Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes. E por causa de vós repreenderei o devorador, e ele não destruirá os frutos da vossa terra; e a vossa vide no campo não será estéril, diz o Senhor dos Exércitos. Malaquias 3:10,11
 
Casa do Tesouro: A igreja é o lugar onde dever ser entregue os dízimos com o objectivo de suprir as sua necessidades e as necessidades daqueles que trabalha nela.
 
Devorador: O inimigo da nossas finanças que quer destruir as nossas vidas.
Resumindo o diabo tem interesse em destruir a nossa vida, e a forma mais simples dele fazer isto é deturpar todo ensino sobre finanças, para impedir que a bênção de Deus não prevaleça em nossas vidas.
 
Quando não compreendemos o dízimo tudo o resto fica complicado entender. É preciso compreender o seguinte:
  • O dízimo não é apenas dez porcento das nossas receitas: O dízimo é muito mais do que isto é a primícias de tudo que vem a nossa vida, é a lembrança e a gratidão de onde saímos e onde estamos hoje e a nossa primeira prioridade de vida, as primícias não apenas do nosso dinheiro mas de toda nossa vida. 

Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Mateus 6:33

E, se as primícias são santas, também a massa o é; se a raiz é santa, também os ramos o são. Romanos 11:16
Mas de fato Cristo ressuscitou dentre os mortos, e foi feito as primícias dos que dormem. 1 Coríntios 15:20
 
Quer dizer que quando não temos o cuidado de dar a Deus o primeiro lugar da nossa vida não estamos a honra-lo em mais nada.
  • O dízimo no protege da ganâncias e nos ensina a partilha, demonstra seu carácter em relação ao dinheiro e mostra onde você tem o seu coração.
Porque, onde estiver o vosso tesouro, ali estará também o vosso coração. Lucas 12:34
 
Quando algum dinheiro chega as suas mãos, você se mostrará pelas prioridades que terá, se for ganancioso vai comer todo e se vai esquecer da casa de Deus, se você não da valor as coisas santas vai priorizar as tuas necessidades pessoas e de sua família e se tiver seus olhos e coração preso ao sistema deste mundo vai preferir investir nas coisas terrenas onde seu coração está.
  •  O dízimo é um teste de confiança: porque apesar de serem os homens que recebem e gerem Deus na verdade atenta na sua fidelidade.
Ora, sem contradição alguma, o menor é abençoado pelo maior. E aqui certamente tomam dízimos homens que morrem; ali, porém, aquele de quem se testifica que vive. Hebreus 7:7,8
 
Mas ai de vós, fariseus, que dizimais a hortelã, e a arruda, e toda a hortaliça, e desprezais o juízo e o amor de Deus. Importava fazer estas coisas, e não deixar as outras. Lucas 11:42
 
  • O Dizimo te livra do devorador: Infelizmente muitas pessoas compreendem mal sobre o devorador, ou seja as pessoas sempre pensam que estão ser punidas por que não deram o dízimo.
Quando você se exclui de dar o dízimo, na verdade esta a se assemelhar ao diabo porque em definição o dízimo pertence a Deus e não a você, e não devolvendo apenas mostra sua natureza de devedor e não pagador, por isso em maioria dos casos acabamos ser devedores dos homens e em certa medida ladrão.
 
Atendendo a natureza de ladrão, somos filhos do diabo porque é ele chamado de ladrão na bíblia, logo não podemos nos surpreender quando nos for roubados as nossas finanças, saúde e herança.
 
Jerico
No capítulo 7 e 8 de Josué, conta a história de Jerico, sendo a primeira cidade por mandamento o senhor ordenou ser tudo destruído com exceção os metais preciosos que foram santificados ao senhor. Claramente mostra o princípio de a primícias ser sacrificado ao senhor, Acan um dos soldados tomou de lá um tapete e foi sacrificado como Jerico.
 
Caim
 
E aconteceu ao cabo de dias que Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao Senhor. E Abel também trouxe dos primogénitos das suas ovelhas, e da sua gordura; e atentou o Senhor para Abel e para a sua oferta. Gênesis 4:3,4
 
No caso de Caim a bíblia diz claramente porque que a oferta de Abel agradou a Deus, por ser o primeiro dos seus animais. Precisamos compreender que as primícias pertencem a Deus como um modelo de dar sempre a primazia a Deus em tudo.
 
Em varias vezes Deus testou o coração pedindo sempre o primeiro, por isso Ele deu exemplo entregando Jesus como sendo a primícia.

Comente

Instagram did not return a 200.