Borges Makende Biqui Macula

Deixei de me influenciar com as músicas seculares, deixei as saídas com pessoas sem Cristo, deixei os encontros com Mulheres com quem não tenho nenhum laço afetivo, e as conversas que não edificam a fé em Jesus Cristo. Parei as festas embora nunca fui adepto ferrenho. Discotecas já não.

A Revista supremo começou com uma página nova no seu site, dedicada a contar testemunhos de vida das mais distintas pessoas sejam elas de destaque na sociedade ou não. Tudo que buscamos é encontrar os feitos de CRISTO na vida da pessoa. O jornalista José conversou com o Actor e apresentador de Televisão Borges Macula, que desde 2012 deu a sua vida para Cristo. 

Nome: Borges Makende Biqui Macula
Nascimento: 9.11.85
Habilitações literárias: Químico pela FCUAN.
Família: 9 irmãos. órfão de Mãe. Tenho um pai presente.
Profissão: Apresentador de programas pela TPA onde trabalha há 9 anos.
Novelas: Sede de Viver, Entre o Crime e a paixão, minha terra minha Mãe, Jikulumessu.

Revista Supremo (R.S): Fala-nos um pouco de ti, do teu testemunho.


Borges Macula (B.M): Já há matéria suficiente para se escrever um livro. Caso seja necessário (Deus há de dizer quando). Não desejo falar muito. Deus não se explica. Sente-se, vive-se. 

Apenas posso dizer que estou desejoso em conhecer o que Deus tem para mim. Ele não demonstra seus planos a qualquer” um”. Precisa de haver busca, vontade, abnegação, procura. 


Estou na certeza que assim como respiro, Deus vai exercer todo seu poder em mim. Há muito amor no coração de Deus…precisamos de ter este amor para nossas vidas.

 

R.S: Quando foi que aceitou a Cristo?

 

B.M: Aceitei a Jesus em 2012 e fui batizado em 2015. Estar e viver Cristo não é fácil. É a coisa mais difícil do mundo.

Aconselho a todos os jovens que não percam a vontade e interesse, ainda que a pessoa esteja na prostituição, ainda que fume, ainda que roube, ainda que mate, ainda que seja enganador, venham buscar a DEUS.


Não há fórmulas definidas para se sair de um MUNDO obscuro. Existe um ÚNICO caminho: Jesus Cristo , Só ele salva, liberta e reconstrói. 
Não importa o que você faz. Persista em Jesus. João 8:31-32.

 

R.S: Como é seguir a tua carreira e olhar para Cristo?

 

B.M:  Ser actor é algo que gosto. Amo isto. É parte de mim. Entretanto, não me impede de estar em Cristo. “O mais certo é trabalhar no talento para Deus”. Ele é o dono do talento. Brevemente vou trabalhar exclusivamente para Ele.

A conciliação das duas coisas é tremendamente pesada e difícil. Eu tenho buscado a Deus incansavelmente, mas ainda não me satisfiz nesta busca, quero mais e mais. Porque só ele pode me conduzir a todas as respostas que ainda preciso. 

É possível e gostoso ser jovem e Cristão.

 

R.S: Quem lhe inspira a seguir a Cristo?


B.M: Outros jovens inspiram-me a continuar e a seguir Cristo. Quem anda com liambeiros cheira ou fuma liamba. Do mesmo jeito, quem anda com jovens cristãos de verdade, ou vai falar de Jesus ou, vai pelo menos cheirar Jesus.

R.S: O que é que você teve que deixar para seguir a Cristo?

B.M: Mudar as amizades, é um bom princípio para quem pretende renovar sua vida ao seguir Cristo. Mas buscar e deixar Deus agir é muito melhor do que tudo. Mudar os amigos, é um passo determinante na amizade com Jesus.


Deixei de me influenciar com as músicas seculares, deixei as saídas com pessoas sem Cristo, deixei os encontros com Mulheres com quem não tenho nenhum laço afectivo, e as conversas que não edificam a fé em Jesus Cristo. 

Parei as festas embora nunca fui adepto ferrenho. Discotecas já não.

 

R.S: O que mudou em ti? 

B.M: Falar de mim parece estranho. Outras pessoas têm de falar. Hoje busco mais a Deus. Sou mais paciente, ouço mais as pessoas. Não vai me ver em encontros onde só se fala de meninas ou em conversas que não edificam a fé cristã . A fama deixou de ser uma preocupação exacerbada, não me diz muito hoje.

 

A busca de ser o mais bonito ou o mais famoso torna a vida mais pesada e sem valor acrescido para a eternidade. Jesus é a fama, ele é a satisfação plena da minha vida. Hoje, Só Jesus preenche minha vida completamente.

 

Os mais bonitos e mais famosos que morreram sem Cristo, vão arder no inferno. A fama tem valor quando se utiliza como ferramenta para fomentar o evangelho de Cristo.

Hoje eu falo de Cristo as pessoas sem vergonha e com autoridade. Sou mais honesto e com vontade inesgotável em viajar para os EUA cursar teologia e aprimorar o inglês, muito deficiente ( risos).

 

HOJE eu falo do meu exemplo as pessoas que vivem uma vida sem norte, alucinados pelos prazeres que matam. Hoje tenho grandes influências de jovens que entregam-se ao evangelho, que vivem o evangelho. Se eles podem, eu posso muito mais. 

 

R.S: Como você se sente hoje que segue ao Senhor?

 

B.M: Hoje, oro e peço orientação a Deus antes de tudo. Deus deu-me mais auto-domínio, Sou mais responsável e muito mais maduro. Hoje sei que confiar ao Senhor não é apenas falar. A confiança é resultado da busca que se faz em Deus e, da certeza que ele nos dá de que está connosco através das escolhas sábias e decisões completamente diferentes das que tomava antes.

 

Há muita diferença entre orar e ficar sem orar.

 

Entrevista: José Kundy

Foto: Kelvin Cardoso

Comente

Instagram did not return a 200.